sexta-feira, 17 de junho de 2011

Campanha de vacinação pretende imunizar mais de 12 mil crianças em Barra Mansa




Barra Mansa

Cerca de 54 postos realizarão a primeira etapa de vacinação contra a Poliomielite, doença responsável pela paralisia infantil, neste sábado (18), das 8h às 17h, em Barra Mansa. A expectativa é de que mais de 12 mil crianças com idade entre 0 e 5 anos sejam imunizadas.

A vacinação ocorre por via oral e a segunda etapa da campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, ocorrerá no dia 13 e agosto.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus e a infecção se dá principalmente por via oral.

Este ano, alguns postos que costumavam oferecer a vacina não estarão abertos devido a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, para crianças com até 7 anos, que também será realizada amanhã.

- Como a vacina do Sarampo é injetável, são necessários uma preparação e espaços mais adequados para vacinação. Os locais em que os postos não abrirão este ano, a imunização ocorrerá na unidade de saúde do bairro mesmo - informou a enfermeira responsável pelo setor de imunização América Vanuza de Oliveira Leire.

Os postos que não disponibilizarão a vacina este ano são: Colégio Municipal Leonísio Sócrates Batista, no bairro Roberto Silveira, Colégio Municipal Geraldo Ozório, na Vila Coringa, Colégio Municipal Reginaldo Araújo, na Vila Orlandélia, Associação de Moradores Eduardo Junqueira, no bairro Estamparia, comunidades Ary Parreira e Santa Helena, além da Praça da Liberdade.

- Pedimos aos pais que levem seus filhos para receberem as vacinas e também pedimos desculpas pelos postos que não abrirão este ano, nestes casos muitos dos postos se encontram próximos ou no caminho das unidades de saúde - disse América, acrescentando que haverão postos móveis percorrendo fazendas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário