sexta-feira, 17 de junho de 2011

Semana do doador de sangue gera aumento de 60% no estoque de Barra Mansa




Barra Mansa

Com a campanha do Ministério Público da Saúde, em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue - comemorado na última terça-feira (14) -, o número de doações no hemonúcleo de Barra Mansa aumentou 60% durante a semana.

De acordo com o coordenador do hemonúcleo, Flávio Marcos Simões Fagundes, nas duas primeiras semanas do mês, a quantidade de doadores caiu drasticamente.

- Conseguimos manter o estoque regular, pois em maio houve uma boa quantidade de doações e como o estoque só pode ser mantido até 30 dias, as doações do mês passado seguraram um pouco. Esta semana, com o Dia Mundial do Doador, as doações aumentaram bastante - falou, acrescentando que ainda há a demanda por doadores com do tipo sanguíneo O-.

O coordenador ainda comentou que a data fez com que muitas pessoas doassem pela primeira vez e informou que, com a mudança do Ministério Público que diminui a idade mínima para doação de 18 para 16 anos e aumenta a máxima de 65 para 67 anos, espera-se que a quantidade aumente ainda mais.

- Ainda estamos aguardando a regulamentação dessa determinação e a mudança do termo de consentimento, já que aqueles com idade abaixo de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais, e no termo deverá haver além do jovem, a assinatura do responsável. Este ano tivemos muitas pessoas que nunca doaram sangue e o bom é que geralmente essas pessoas acabam se tornando doadores frequentes - disse.

O mecânico de manutenção Rafael Siqueira Ramos, 22, doou sangue pela primeira vez na manhã de hoje, dia 17. Ele contou que não se tornou doador antes por receio, mas decidiu que era hora de entrar na campanha.

- Eu via as campanhas e me interessei. Assim posso estar ajudando outras pessoas. Agora vou querer doar sempre - afirmou.

A professora Eva Maria dos Santos, 51, é doadora há oito anos e contou que não abre mão do realizar o gesto uma vez por ano.

- Acho que doar sangue é um gesto de amor que salva vidas. A primeira vez que doei foi há oito anos, quando um tio meu precisou. Desde então eu tomei coragem e me tornei doadora - contou.

O que é preciso para ser doador

- Para doar sangue é necessário pesar acima de 50kg, sendo o peso máximo de 130kg;

- Não estar de jejum;

- Evitar bebida alcoólica e alimentos gordurosos 12 horas antes da doação;

- Levar documento de identidade original com foto.



O hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, no Centro. A coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Uma semana após a doação, o voluntário ainda recebe resultado de exames como Hepatite, A,B e C, HIV, HTLV (sigla da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) e VDRL (que detecta a Sífilis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário